Golpe do Bolsa Família: beneficiários alegam ter tido a conta hackeada


Famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, do Governo Federal, têm relatado em diversas regiões do país ter sofrido um golpe, via mensagem de texto, que invade a conta e rouba os dados e os valores a receber de cada pessoa.


Conforme o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), desde o mês passado, o órgão tem recebido esse tipo de denúncia e explica que as famílias relatam o recebimento de uma mensagem de texto por celular com um link. A partir do momento em que a pessoa clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos disponíveis a criminosos.


Com isso, é autorizado o acesso às contas bancárias em que as famílias recebem o Bolsa Família, que normalmente é feito pelo aplicativo Caixa TEM. A partir disso, acontece a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.


Em Santa Maria, a Delegada Alessandra Padula, responsável pela 3ª Delegacia de Polícia Civil, que investiga casos como o de estelionato, confirmou que pessoas procuraram a unidade para registrar boletim de ocorrência sobre o caso nesta quarta-feira (18).


– primeiro a gente tenta ver se é hacker mesmo e se há a invasão de dispositivo ou se é um link que possibilita o vazamento dos dados da pessoa. A partir disso, a gente faz de acordo com a vontade da pessoa de representar criminalmente ou não, porque em tese é um crime de estelionato. Dependendo do caso eu passo para a Polícia Federal por se tratar de um crime relacionado ao aplicativo da Caixa e ao sistema do governo, para eles terem conhecimento e ver se tem alguma questão de vulnerabilidade do sistema. – explica a delegada.


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O que diz o ministério


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, orienta às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.


Informamos ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM e que a Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.


Além disso o órgão ressalta que os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família e que o Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites e nem realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.


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